quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Primeira edição

DIA 01/03

Primeira domingueira cubana que celebra os 50 anos da Revolução, em Santa Teresa.



O evento conta com exposição do artista plástico cubano José Eduardo Martín Yanes, palestra da promotora cultural e ex-bailarina clássica cubana Noemi Crosas, show com os cubanos Rodolfo Augusto de Athayde (violão e voz) e Alberto Pijuan (voz), projeção de curtas documentais cubanos sobre a ilha, além de mojitos na porta de entrada, para os maiores de 18 anos.

Livraria Largo das Letras: Largo dos Guimarães (Almirante Alexandrino 501, Santa Teresa). Tel: 2221-8992. Dom, 17h. Grátis. Livre.

PROGRAMAÇÃO:

17h - Abertura do evento com distribuição de mojito-aperitivo. Exposição de telas de José Eduardo Martín Yanes.


17h30
- debate com Noemi Crosas, promotora cultural "cubaníssima".

Um diálogo aberto de perguntas e respostas sobre a arte de vanguarda cubana. Este será o tema da palestra que a promotora cultural e ex-bailarina clássica Noemi Crosas Garcia irá ministrar na livraria Largo das Letras, no próximo dia primeiro de março. Em sua trajetória, ela colaborou, por exemplo, com o Conselho de Artes Cênicas do Ministério da Cultura de Cuba e com a Compania de Dança-Teatro Retazos. Além disso, coordenou eventos e exposições de artes plásticas e teatro em Cuba e fora do país.

18h30
- Exibição dos seguintes curtas:

"Una campaña de ternura": Coletivo de dez diretores sobre programa de alfabetização cubano de 1961 / com trechos do documentário da época. 6 min.

"Erase una vez un pilon": Documentário sobre a tradição do café e do pilão de madeira numa cidade do interior do país. Direção: Carlos Y. Rodriguez. 9 min.

"Las Cuatro Hermanas": Documentário sobre quatro irmãs que não se casaram e já são idosas. Cheias de personalidade, elas falam sobre suas opções de vida e a rotina de subsistência na serra cubana. Roteiro e direção: Rigoberto Jiménez. 15 min.

"La Chivichana": A chivichana é o nome em espanhol para carrinho de rolimã. Este documentário é sobre uma localidade no interior cubano, onde a chivichana é o principal meio de transporte. Direção: Waldo Ramirez. 13 min.

"Como una gota de agua": Documentário sobre Abel, poeta autodidata cubano. Aos 85 anos, tinha feito mais de 1.400 poemas. Roteiro e direção: Daniel Diez. 9 min.

19h30 - show com Rodolfo de Athayde (violão e voz) e Alberto Pijuan (voz) - música cubana.

Rodolfo de Athayde é compositor cubano, radicado no Brasil. Sua música recria ritmos tradicionais cubanos, como o bolero, o mambo e o chachachá; e mistura esses ritmos com letras que têm a poesia própria da canção cubana tradicional e da nova canção que dominou a cena cubana nos anos 70 e 80. Se apresentará com voz e violão num mini-show para o público de nosso evento, com músicas como "Solo de Trombone", "Mambo Dulce" e "Pregão de quem não vende nada".

ESTE É UM EVENTO PARTICIPATIVO. AS PRÓXIMAS EDIÇÕES VÃO EXIBIR O NOSSO ACERVO E DEBATER AS NOSSAS PAUTAS. FOTOS, FILMES, HISTÓRIAS, CONTATOS, EXPERIÊNCIAS OU ACERVOS MUSICAIS RELACIONADOS A CUBA PODEM ESTAR AQUI EM CENA. FAÇA CONTATO! DIVULGUE!

mostracubana@gmail.com

produção: Ludmila Curi e Júlia Motta.


---------------------------